Em caso de traumatismo dentário se o dente cair ou partir, deixamos algumas medidas imediatas que poderão ajuda-lo a preservar e a resolver a situação da melhor maneira possível.
Estas ocorrências são mais comuns por volta dos 2 anos, altura em que as crianças começam a andar e ainda não têm os movimentos bem coordenados e sofrem quedas. Outra das fases muito comuns é nas crianças e adolescentes, devido à prática de desportos.
Abaixo enumeramos algumas dicas se o dente cair ou partir.
O que fazer se o dente cair ou partir?
- Em primeiro lugar deve-se encontrar o(s) fragmento(s),
- Segurá-lo pela coroa e lavá-lo cuidadosamente com soro fisiológico ou leite.
- Seguidamente, agende o quanto antes uma consulta com o médico-dentista. Até à consulta, deve armazenar o fragmento em soro, leite ou em soluções do tipo “Save a Tooth”, encontradas em farmácias.
- Consoante o diagnóstico realizado pelo médico dentista, o fragmento poderá ou não ser “colado”. No entanto, poderá se justificar a necessidade de outros tratamentos como a desvitalização ou até mesmo a extração do resto do dente ser equacionada, conforme com os desejos e expetativas do paciente.
Em resumo, a rápida ação e o cuidado adequado podem aumentar significativamente a probabilidade de salvar o dente e evitar complicações futuras.