SAÚDE ORAL NOS IDOSOS
Certamente que a saúde oral é considerada uma parte integrante na saúde geral. Assim, as lesões na cavidade oral e nos respetivos dentes apresentam consequências negativas na qualidade de vida das pessoas.
A Medicina Dentária é fundamental para encorajar as pessoas mais velhas a manter os seus dentes naturais o maior tempo possível. Deste modo, nada é melhor do que os próprios dentes! Embora, para alcançar esse objetivo será necessário reduzir os riscos e aumentar os fatores protetores.
Com isto, a ausência parcial ou total de dentes pode trazer consequências graves tanto na saúde física como emocional. Acima de tudo, existe uma redução na capacidade de mastigação e uma dificuldade na comunicação interpessoal.
Por conseguinte, com o evoluir da idade o problema mais comum é o aparecimento de cáries. E, principalmente as cáries radiculares (raízes dos dentes). Portanto, podem surgir ainda outros problemas. Ademais, a doença periodontal (gengivas), a perda de dentes, as alterações funcionais da cavidade oral (mastigação), o desgaste dentário, o cancro oral, a xerostomia (sentir a boca seca) e a dor craniofacial.
Em suma, nunca é tarde demais para adotar estilos de vida promotores da saúde!