A saúde oral na gravidez envolve uma série de alterações orgânicas e comportamentais que podem afetar a cavidade oral. Resultando num risco aumentado para cárie dentária e doenças gengivais.
Deste modo, as alterações hormonais que acompanham a gravidez favorecem o aparecimento de algumas doenças. Isto é a gengivite (sangramento e edema gengival) ou periodontite (retração gengival e perda de osso/fibras à volta dos dentes).
Por norma, os problemas gengivais surgem durante o 2º mês de gravidez e melhoram após o parto. Todavia, se já existiam problemas gengivais antes da gravidez, é provável que piorem durante a gestação.
Porquanto, a crença de que a gravidez se traduz diretamente em problemas dentários para a mãe, está errada. Pois, o bebé não obtém cálcio a partir dos dentes da mãe. Na verdade, a mãe pode estar a desenvolver cárie devido a uma combinação de fatores. Como por exemplo, uma rotina de higiene oral descuidada e consequente acumulação de placa bacteriana, uma mudança de hábitos alimentares (maior consumo de hidratos de carbono) e os vómitos matinais recorrentes.
5 dicas para Prevenção
De forma a evitar estas situações, deve seguir as seguintes recomendações:
- Escovar os dentes após as refeições e antes de se deitar com pasta fluoretada;
- Usar fio dentário/escovilhão, pelo menos 1x/dia;
- Evitar alimentos doces/pegajosos e bebidas gaseificadas;
- Agendar consulta com o Médico Dentista, para garantir que não existem problemas;
- Após um episódio de vómito, bochechar uma mistura de água e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, para diluir e reequilibrar o conteúdo ácido na boca.
Tratamentos Dentários
Quanto a tratamentos dentários nesta fase: a grávida pode e deve realizá-los, idealmente no 2º trimestre, visto ser um período de maior estabilidade.
Geralmente, as grávidas não procuram resolver os problemas dentários devido ao receio dos efeitos do tratamento no desenvolvimento do bebé, do desconhecimento da importância da saúde oral na saúde em geral e também do próprio medo dos tratamentos.
No entanto, uma infeção na cavidade oral traz mais perigos para o bebé do que o tratamento dentário em si. Assim sendo, quando planeia engravidar ou sabe que está grávida, deve marcar uma consulta com o seu Médico Dentista.