Hábitos de sucção e o crescimento dos dentes na criança

Hábitos de sucção não nutritivos: chupeta e sucção dos dedos - O hábito de chuchar o polegar pode aparecer logo nas primeiras semanas de vida dos bebés (mesmo ainda dentro da barriga da mãe).


Hábitos de sucção e o crescimento dos dentes na criança?

Hábitos de sucção não nutritivos: chupeta e sucção dos dedos!

O hábito de chuchar o polegar pode aparecer logo nas primeiras semanas de vida dos bebés (mesmo ainda dentro da barriga da mãe). Chucha no dedo ou na língua são hábitos considerados normais durante o primeiro ano de vida. Na maioria dos casos, se a alimentação for realizada através da amamentação natural, esses hábitos desaparecem espontaneamente no final do segundo ano de vida.
Estes hábitos costumam ser usados para acalmar e confortar os bebés. No entanto, a sua persistência pode conduzir a mordidas anormais. Quanto mais cedo o hábito de sucção não nutritiva for interrompido, menor a probabilidade de levar a problemas de dentes tortos e maxilares mal desenvolvidos.
Geralmente, se uma criança chuchar repetidamente um dedo, uma chupeta, ou outro objeto, por longos períodos de tempo, os dentes de leite ou permanentes da frente (superiores) podem inclinar-se para fora ou nascer numa posição incorreta. Além disso, estes hábitos podem alterar a posição/relação de outros dentes e até mesmo a própria posição da mandíbula conduzindo ao aparecimento de mordidas anormais.

Consequências

Como tal, estas consequências podem ser transitórias se o hábito não durar além do momento em que surgem os incisivos permanentes.
Assim sendo, o tempo de utilização da chupeta (de preferência, fisiológica) deve ser limitado entre os 18-24 meses de idade.
Quando estes hábitos persistem até à fase de aparecimento dos dentes permanentes, é comum o desenvolvimento de mordidas anómalas como: mordida aberta anterior (ausência de contacto entre os dentes superiores e inferiores) ou mordida cruzada (má articulação entre os dentes que resulta em “boca torta”).
Quando isto acontece, poderá necessitar de uma avaliação ortodôntica/ortopédica dentofacial, de forma a determinar os tipos de aparelhos necessários no tratamento intercetivo destas alterações, e, em alguns casos, uma avaliação fonoaudiológica com um terapeuta da fala.

Visitas ao dentista

Portanto, as primeiras visitas ao dentista fornecem aos pais informações essenciais para ajudar os seus filhos a eliminar os hábitos de sucção antes que eles afetem a dentição permanente em desenvolvimento.
Concluindo, o odontopediatra pode encorajar a criança a parar um hábito de sucção e discutir o que acontece com os dentes e a boca se a criança não parar. Logo, estes conselhos, juntamente com o apoio dos pais, ajudam muitas crianças a deixarem estes hábitos para trás.

QUERO MARCAR CONSULTA

Leave comment