Os alimentos com açúcar nutrificam as bactérias presentes na nossa boca. Por sua vez, as bactérias produzem ácidos capazes de desmineralizar o esmalte. Quando há uma desmineralização do esmalte do dente, este fica vulnerável ao aparecimento de cáries, no caso de não haver uma boa higiene oral.
Para além das cáries, o açúcar facilita a acumulação de tártaro, visto que alimenta as bactérias e estas têm maior facilidade de proliferação. A acumulação de tártaro, por sua vez, pode provocar gengivite e posteriormente periodontite, levando a uma perda dos tecidos periodontais. Assim, é crucial escovar os dentes corretamente, de modo a retirar todos os restos de comida presentes na boca.
Outo problema causado pelas bactérias, é a halitose. Muitas vezes, os subprodutos produzidos pela fermentação das bactérias causam halitose, gerando um cheiro desagradável na cavidade oral.
A melhor forma de evitar os problemas originados pelo açúcar, é ter uma boa higiene oral. Devemos escovar os dentes sempre 3 vezes por dia (nunca pode falhar à noite), usar fio dentário ou escovilhão e raspador de língua. Os dentes devem ser escovados 30 minutos após a ingestão de açúcar, isto para dar tempo ao nosso organismo de equilibrar novamente o pH da cavidade oral e evitar problemas como erosão ácida, ou seja, um desgaste dos dentes.