O mau hálito pode ser bastante constrangedor e condicionar a vida social das pessoas e o nosso relacionamento com os outros.
Porventura, o primeiro passo para se ver livre do mau hálito (halitose) é saber se tem mesmo mau hálito. Para isso, poderá recorrer a outras pessoas (amigo, familiar ou parceiro) que o possam confirmar. Ou então ir ao seu médico-dentista para uma avaliação mais detalhada.
Uma vez confirmada a halitose, é importante saber a sua causa. Deste modo, hábitos de higiene oral deficitária (ex.: não escovar os dentes 2-3x/dia, não usar fio dentário, não escovar a língua). Todavia, o consumo de alimentos que a potenciem (ex.: alho), doenças sistémicas (ex.: diabetes), medicação que diminua o fluxo e a qualidade da saliva, o respirar pela boca, o refluxo dos ácidos do estômago, a doença das gengivas e até estar muito tempo sem comer podem ser causas do mau hálito.
Outras razões são os dentes estragados com cárie, problemas nas gengivas, garganta e também gástricos.
Por outro lado, o tratamento da halitose é médico e deve ter em conta a causa, pelo que a sua abordagem poderá recorrer a várias especialidades médicas.
Assim, se tiver estes sintomas é aconselhável marcar consulta com o seu médico dentista.