Evolução da ortodontia nos últimos 20 anos
A ortodontia tem evoluído muito, sobretudo nos últimos 20 anos, com o surgimento de novas técnicas e tipos de aparelhos, como por exemplo os aparelhos ortodônticos autoligados, estéticos e os aparelhos invisíveis.
Hoje em dia existem até ferramentas que permitem o planeamento virtual do tratamento ortodôntico. Permitindo ao médico dentista e ao paciente ver a sequência dos movimentos dentários que vão ocorrer e como irá ficar o seu sorriso após o tratamento.
As soluções disponíveis na Clínica Arriaga
Atualmente, na Clínica Arriaga, possuímos uma equipa especializada e diferenciada nas diversas áreas da Medicina Dentária.
No que diz respeito à Ortodontia, as soluções existentes passam pelos conhecidos brackets metálicos, pelos brackets cerâmicos, da cor do dente (ambos podem ser com ou sem elásticos) e ainda pela mais recente inovação: os ALINHADORES INVISÍVEIS, em que não é necessária a colocação de brackets para a realização do tratamento ortodôntico. Os tipos de aparelho diferem na estética, conforto, tempo de tratamento e número de consultas de controlo e no seu custo. No entanto, têm-se obtido resultados muito positivos e previsíveis com todos eles.
Todos sonhamos ter um sorriso bonito, mas ter um “sorriso metálico” e o uso de brackets poderá ser dissuasor para algumas pessoas, pelo que os alinhadores invisíveis poderão ser uma boa alternativa dada a sua estética e conforto.
A nossa oferta
Na Clínica Arriaga oferecemos aos nossos pacientes as melhores soluções através de trabalho em equipa dos médicos dentistas das várias especialidades, desde a ortodontia, reabilitação oral à estética, para lhe proporcionar o melhor resultado possível, tornando o seu sorriso de sonho, realidade.
Está a pensar em colocar aparelho ortodôntico? – 7 passos principais do tratamento ortodôntico
- 1ª consulta de ortodontia (fazem-se moldes, o registo da mordida, fotografias intra e extra orais e radiografias);
- Estudo ortodôntico (após análise cefalométrica e dos modelos, registo fotográficos e raios-X);
- Entrega e aprovação do orçamento e plano de tratamento;
- Colocação do(s) aparelho(s) necessário(s) ao tratamento;
- Consultas de controlo (número varia consoante o tipo de aparelho e complexidade do tratamento);
- Remoção do(s) aparelho(s);
- Confeção de aparelho(s) de contenção fixo e/ou removível para manutenção dos resultados obtidos e para impedir a recidiva do tratamento.
Nota: É importante que antes da consulta de ortodontia seja realizado um despiste de outros problemas dentários (tais como: a cárie dentária, gengivite e dentes fraturados) previamente à colocação dos aparelhos ortodônticos.
Importância do timing no tratamento ortodôntico – crianças e adolescentes
A idade cronológica nem sempre coincide com o grau de desenvolvimento e de maturação física do paciente, daí que a determinação da idade biológica seja muito importante, ou seja, é preciso ter mais em atenção a maturação sexual, óssea e dentária do que a idade do paciente propriamente dita bem como quando ocorre o pico de crescimento.
Visto que cerca de 95% da população idealmente teria necessidade de fazer tratamento ortodôntico, é muito importante atuar no tempo certo. Na Ortodontia, o ideal é atuar antes do pico de crescimento, ou seja, antes do “pulo”, nas crianças. É por esta razão que se obtêm resultados mais previsíveis e rápidos em crianças do que em adultos. Através de radiografias panorâmicas, é possível ver que dentes estão presentes/ausentes bem como o seu desenvolvimento. Por sua vez, através de radiografias da mão/punho ou das vértebras, é possível prever quando vai ocorrer (ou se já ocorreu) o pico de crescimento.
Por esta razão, os pais deverão trazer os seus filhos desde bem cedo para avaliação à consulta de ortodontia. Dessa forma, serão acompanhados pelo ortodôntista que irá decidir quando e se é necessário atuar. Permitindo realizar tratamentos ortodônticos e ortopédicos, que em casos especificos, podem até evitar a necessidade de realização duma cirurgia ortognática maxilo-facial no futuro.
Usar aparelho ortodôntico não é só alinhar os dentes
Para além de alinhar os dentes, as técnicas atuais da ortopedia dento-facial permitem também alterar o perfil e a face dos pacientes a nível dos ossos, de forma a obter resultados mais harmoniosos. Combinar estas duas vertentes ajuda quer a obter resultados esteticamente mais agradáveis bem como a evitar extrações dentárias.
Para além da estética associada a um sorriso com dentes brancos, cada vez mais se tem verificado a procura pelo sorriso funcional e saudável. Assim, os dentes estão bem alinhados e ocluem de forma a que a mastigação seja eficaz, ou seja, as forças da mastigação são bem distribuídas pelas peças dentárias. Isto permite ainda que a articulação dos maxilares não seja sobrecarregada nem desenvolva qualquer doença ou disfunção.