QUANDO É QUE O APARELHO DE CONTENÇÃO DEVE SER USADO?
Por vezes temos algumas dúvidas ou descuido na utilização da contenção, sendo esta tanto ou mais importante que os aparelhos dentários.
Posto isto, o aparelho de contenção deve ser usado após um tratamento ortodôntico. E, serve para manter o alinhamento dos dentes. Porque infelizmente podem ocorrer pequenas movimentações indesejáveis.
Apesar de não haver um consenso entre os ortodontistas, ambos os aparelhos de contenção (superior e inferior) deveriam ser usados pelo menos o dobro do tempo do aparelho fixo. Na prática, os especialistas afirmam que o ideal é não os remover por um tempo indeterminado.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE APARELHO DE CONTENÇÃO?
De modo geral, existem dois tipos de contenção:
1. CONTENÇÃO FIXA
Efetivamente neste tipo de contenção, o dentista usará um fio de aço fino, que é colado na face interna dos dentes. O dispositivo torna-se então invisível e permite que os dentes fiquem contidos na posição adequada.
Por outro lado, a grande desvantagem deste tipo de contenção é a dificuldade em higienizarmos, uma vez que terá de se passar fio dentário ou um escovilhão. Contudo, é uma contenção simples e oferece bastante conforto ao paciente dado que fica bem próximo aos dentes.
2. CONTENÇÃO REMOVÍVEL
Com efeito, a contenção removível, é mais prática e higiénica, uma vez que pode ser retirada nas refeições.
Portanto, a contenção fica bem posicionada nas arcadas superiores como nas inferiores. De um modo geral, é recomendado que as contenções sejam usadas nos primeiros 6 meses durante 24 horas por dia, com exceção nas refeições e exclusivamente à noite nos meses seguintes.
CUIDADOS COM O APARELHO DE CONTENÇÃO
Por exemplo, quando não tivermos a usar o aparelho, devemos guardar numa caixa que virá com ele, para o proteger de quedas e de não correr o risco de perder.
Todavia e, para manter limpa a contenção removível basta escovar com a escova de dentes e água.
Efetivamente a higienização da contenção fixa é feita com a escovagem e fio dentário. Como a peça é de forma reta, dificulta muitas vezes a passagem do fio dentário.
Visite regularmente o seu ortodontista para poder avaliar a necessidade ou não de uma destartarização.