Scanner intraoral permite uma evolução na medicina Dentária e as tecnologias utilizadas têm vindo a evoluir para facilitar o trabalho de médico dentista e melhorar a experiência dos pacientes.
Uma das tecnologias que é cada vez mais procurada é a utilização de scanners intraorais para impressões dentárias. O scanner intraoral tem várias aplicações na Odontologia – restaurações, diagnóstico, customização das próteses, cirurgia e Ortodontia.
O que é o scanner intraoral?
O scanner intraoral é um equipamento que permite ao médico dentista fazer uma cópia digitalizada em 3D da boca do pacientes (dentes, gengivas, entre outros).
Tem como principal objetivo aumentar a eficácia das impressões feitas no interior da boca do paciente, bem como a redução do tempo clínico e laboratorial.
Qual a sua utilidade?
Pode ser utilizado para auxiliar na construção de próteses dentárias, aparelhos ortodônticos, alinhadores invisíveis, facetas e coroas, etc… Sobretudo trabalhos que envolvam a parte laboratorial.
Quais são as vantagens?
- Conforto para o paciente:
Melhor experiência isto porque a forma tradicional de fazer impressões causava muitas vezes desconforto e uma sensação de vómito ao paciente.
- Precisão:
Imagens com muito detalhe e permite ao dentista visualizar o scaneamento ao mesmo tempo que está a realizá-lo, podendo alterá-lo nesse mesmo instante.
Reprodução mais realista:
Permite ver a boca do paciente em 3D, mostrar ao paciente e prever resultados.
- Fácil comunicação interdisciplinar:
Comunicação com os pacientes, colegas e laboratório em qualquer parte do mundo.
- Tecnologia mais sustentável:
Os ficheiros são online.
Conclusão:
Em suma, o scanner intraoral vai ser uma ferramenta cada vez mais utilizada nas clínicas dentárias e facilita imenso o trabalho durante a consulta