A especialidade de Ortodontia trata e corrige mal-posições dentárias e/ou malformações do terço inferior do esqueleto facial.

Ortodontia

Conheça os diferentes tipos de Aparelhos Dentários

A especialidade de Ortodontia consiste na área da medicina dentária que trata e corrige mal-posições dentárias e/ou malformações do terço inferior do esqueleto facial.

Esta subdivide-se em dois grandes grupos:

  • Ortodontia Precoce Intercetiva – (A partir dos 5-6 anos até aos 12-13 anos);
  • Ortodontia Corretiva – a partir dos 12-13 anos.

Ortodontia Precoce Intercetiva

A ortodontia precoce intercetiva corresponde à subespecialidade da ortodontia que corrige as anomalias na dentição de leite ou mista. Consoante o diagnóstico realizado pelo ortodontista pediátrico podem utilizar-se aparelhos fixos ou removíveis, feitos à medida da dentição da criança.

Estes aparelhos podem ser coloridos ou com adereços à escolha, favorecendo desta forma a adesão ao tratamento por parte dos menores, cooperação na utilização dos aparelhos, e manutenção dos mesmos.

“O primeiro rastreio ortodôntico deve ser realizado por volta dos 5-6 anos, idade em que se iniciam as primeiras trocas dos dentes de leite pelos definitivos, sendo de grande importância avaliar se a criança apresenta um correto desenvolvimento dos seus maxilares e de toda a estrutura muscular.

“O tratamento ortodôntico precoce é fundamental pois permite prevenir alterações no normal crescimento da face infantil e minimizar futuros problemas na dentição adulta.”

Ortodontia Corretiva

Entende-se por corretiva toda a aparatologia que permite corrigir e tratar mal posições dentárias após a fase de dentição mista – a partir dos 11 a 13 anos.

Regra geral todos os aparelhos corretivos são fixos, ou seja, com dispositivos que ficam cimentados nos dentes, com exceção do sistema de Alinhadores Ortodônticos – Sistema Clear Aligner.

Nesta fase, ao contrário da Ortodontia Precoce Intercetiva, já não serão possíveis movimentos ortopédicos dos maxilares, mas apenas ortodônticos.

Existem vários tipos de aparelhos:

Aparelho Fixo Convencional

É a mais conhecida forma de tratamento ortodôntico, sendo realizada através da colocação de aparelhos fixos na face frontal dos dentes, coadjuvados pela utilização de arcos e ligaduras elásticas – que podem ser coloridas ou não.

À semelhança do que já acontece nos grandes centros Europeus, os “brackets” metálicos estão a ser substituídos pelos “brackets” de cerâmica, bastante mais estéticos, confortáveis de utilizar, e com igual nível de eficácia. Na clínica encontrará os “brackets” cerâmicos da marca 3M, reconhecida internacionalmente como uma das melhores marcas de material dentário e ortodôntico.

Os aparelhos fixos convencionais estéticos permitem corrigir mal posições dentárias de forma acessível, sendo o sistema mais amplamente utilizado nos últimos 20 anos nos países desenvolvidos.

Acompanhando a tendência das novas tecnologias,  a clínica só coloca os aparelhos fixos de cerâmica.

Ortodontistas: Dr.ª Elsa Pita, Dr. Luís Macedo, Dr.ª Flávia Farinha, Dra. Marisa Sousa, Dr. Vando Neto, Dra. Petra Freitas e Dr. Mário Fonseca.

Aparelhos fixos autoligáveis

É um dos sistemas mais revolucionários da Ortodontia moderna, sendo aparelhos que se colocam também na face frontal dos dentes. No entanto, ao contrário do que acontece no sistema convencional, não necessitam do uso de elásticos para o seu funcionamento.

Na clínica utilizamos o revolucionário sistema Damon, criado nos Estados Unidos da América, sendo possível escolher entre “brackets” de metal ou estéticos (em safira).

Este sistema, que se baseia no princípio da baixa fricção, permite realizar tratamentos ortodônticos em menor tempo, com uma redução de cerca de 30 a 40% do tempo total de tratamento. São também mais confortáveis de utilizar, sendo que na nossa experiência clínica existem menos queixas de dor ou desconforto por parte dos pacientes que optam por este sistema, relativamente ao convencional.

Devido ao tipo de forças executadas há também um decréscimo na incidência de tratamentos sujeitos a extrações dentárias, pois o sistema autoligável permite a criação de espaço nas arcadas dentárias.

Cerca de 65% dos Ortodontistas Europeus e Americanos estão a introduzir na sua prática clínica os sistemas autoligáveis. A Clínica Arriaga está a acompanhar a tendência internacional.

Ortodontistas:  Dr. Luís Macedo, Dr.ª Flávia Farinha, Dra. Marisa Sousa, Dr. Vando Neto, Dra. Petra Freitas e Dr. Mário Fonseca.

Aparelhos fixos linguais

São aparelhos cujas peças são totalmente aplicadas na face interna dos dentes, sendo praticamente invisíveis pela posição em que se encontram.

São aparelhos diferenciados e destinados a um público com exigências estéticas elevadas, sendo um dos sectores da Ortodontia que registou maior crescimento nos últimos anos. Permite que corrija o seu sorriso, em qualquer idade, de forma totalmente discreta.

Na clínica contamos com o sistema Incógnito 3M, um sistema de ortodontia lingual totalmente inovador e revolucionário, em que o aparelho é feito por medida nos conceituados laboratórios de Ortodontia 3M em Bad Essen, Alemanha.

Os moldes são realizados por um Ortodontista Certificado em Sistema de Brackets Incógnito, e posteriormente enviados para análise por uma equipa especializada que irá confecionar o aparelho à sua medida e elaborar um plano de tratamento em conjunto com o seu Ortodontista.

Ortodontistas: Dr.ª Elsa Pita, Dr. Luís Macedo, Dr.ª Flávia Farinha, Dra. Marisa Sousa, Dr. Vando Neto, Dra. Petra Freitas e Dr. Mário Fonseca.

Outros aparelhos fixos

Como complemento ao tratamento Ortodôntico fixo utilizamos, quando necessário, os inovadores aparelhos Distalizadores Carriere, que permitem correções até há pouco tempo apenas acessíveis através de cirurgias ou uso de aparelhos extra-orais.

Estes distalizadores são aparelhos coadjuvantes ao tratamento ortodôntico corretivo, sendo extremamente confortáveis e indolores, com taxas elevadíssimas de sucesso e resultados estéticos incríveis.

A clínica, na vanguarda da Ortodontia moderna, tem vindo a utilizar estes dispositivos nos últimos anos com elevadas taxas de sucesso e colaboração por parte dos pacientes, ao contrário de outros métodos mais invasivos que até há poucos anos não teriam outra alternativa.

O seu ortodontista irá analisar minuciosamente a posição dos seus dentes e determinar se necessita de distalizador antes do tratamento fixo, sendo que o seu uso reduz em cerca de 80% o tempo de uso de elásticos intermaxilares durante o tratamento.

Ortodontistas: Dr.ª Elsa Pita, Dr. Luís Macedo, Dr.ª Flávia Farinha, Dra. Marisa Sousa, Dr. Vando Neto, Dra. Petra Freitas e Dr. Mário Fonseca.

Alinhadores Invisíveis

  • Os alinhadores invisíveis são a mais recente evolução tecnológica ortodôntica que permite o alinhamento dos dentes de uma forma estética e confortável para o paciente. Através do uso de alinhadores invisíveis é possível o alinhamento dentário e a correção das más oclusões sem o inconveniente do uso de brackets metálicos e arcos ortodônticos e tudo o que isso implica. Se sempre quis alinhar os seus dentes mas o uso de brackets metálicos era uma barreira, temos a solução.
  • Sabia que atualmente é possível fazer correção ortodôntica sem ter que usar um aparelho convencional metálico? Os alinhadores invisíveis permitem que faça a sua correção ortodôntica de uma forma discreta e confortável através do uso de alinhadores invisíveis altamente estéticos, feitos à medida para cada paciente, que vão possibilitar a obtenção de um novo sorriso sem os inconvenientes dum aparelho tradicional com brackets.
  • Os alinhadores transparentes ou aligners, a mais alta tecnologia de alinhamento dentário e correção das más oclusões, oferece a possibilidade de uma correção ortodôntica inovadora e altamente estética e confortável. Além de não arranhar, picar, ou incomodar como um aparelho convencional muitas vezes faz, o paciente poderá remover os alinhadores para comer e fazer a sua higiene oral, o que tornará tudo muito mais simples.

Como funcionam os Alinhadores Invisíveis?

Os alinhadores invisíveis permitem o alinhamento dentário com o uso de alinhadores transparentes. Esses alinhadores transparentes são feitos à medida para cada paciente e vão sendo trocados com a frequência recomendada pelo seu médico dentista, conforme o grau de dificuldade do movimento dentário pretendido, fazendo pressão nos dentes em pontos específicos e movendo-os pouco a pouco para a posição desejada. Os alinhadores dentários devem ser usados 22h por dia para terem a eficácia pretendida, podendo ser retirados para comer e para fazer a higiene dentária.

No caso da Invisalign

Sabia que a correção com alinhadores invisíveis também já é possível em crianças? A Invisalign First permite um tratamento ortodôntico individualizado altamente estético, confortável e eficaz para o seu filho, corrigindo as más oclusões existentes ainda em fase de dentição mista e permitindo que o desenvolvimento ósseo dos maxilares ocorra dentro da normalidade.

Ortodontistas:  Dr. Luís Macedo, Dr.ª Flávia Farinha, Dra. Marisa Sousa e Dr. Vando Neto.

 

Artigos

Contacte-nos

Marque agora a sua consulta com os melhores profissionais.